Acesso Rápido

Conteúdos
Atendimento

(48) 3207-1219
comercial1@berlinambiental.com

As 2 MAIORES DÚVIDAS sobre o RAPP – IBAMA

Quem precisa entregar o RAPP? Como eu posso alterar os dados que encaminhei nos relatórios dos anos anteriores? Isso e um pouco mais você vai descobrir aqui!,

Nessa época de início de ano, fala-se muito sobre o Relatório de Atividade Potencialmente Poluidora (RAPP), isso pois seu prazo de entrega geralmente é até dia 31 de março.

 

Em resumo, o RAPP é um documento digital que precisa ser entregue anualmente ao IBAMA, órgão ambiental que fiscaliza o uso dos recursos naturais.

 

Mas afinal, você sabe qual é o conteúdo desse relatório?

 

Bom, o RAPP apresenta ao órgão ambiental quantitativos, como: consumo de água, geração de efluentes, utilização de matéria prima, fonte de energia, geração de resíduos, emissões atmosféricas, entre outros dados.

 

Estas informações são inseridas em um sistema próprio do IBAMA. Por conta disso, o melhor caminho é que você deixe esta atividade nas mãos de profissionais habilitados para evitar erros, atrasos e outros problemas que podem impedir sua empresa de estar ambientalmente regular.

 

Diante deste assunto, nosso Engenheiro Ademir gravou esse vídeo respondendo as duas principais dúvidas sobre o tema.,

Resumindo para você:

 
  • Dúvida 1: Sou obrigado a entregar o RAPP ao IBAMA?

Se possuir cadastro no IBAMA como uma empresa potencialmente poluidora, a resposta é SIM! Alguns exemplos de atividades que devem encaminhar este relatório são as que fazem uso de recursos naturais (madeira, água, etc) ou extração e tratamento de minerais. Além dessas, indústrias (metalúrgica, mecânica, de material de transporte, de couro, etc) também precisam entregar essa documentação.

 

Você pode conferir todas as atividades do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) nesse link aqui!

 
  • Dúvida 2: Se encaminhei alguma informação errada eu consigo arrumar?

Sim, é possível solicitar a retificação do documento!

 

Para isso você pode seguir os seguintes passos:

  1. Fazer login no sistema do IBAMA

  2. Clicar na aba “Relatórios”

  3. Clicar na opção “RAPP – Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras”

  4. Nesse momento você será redirecionado(a) para uma área onde encontrará uma lista contendo uma linha para cada ano desde que você se cadastrou, nesse momento você deverá selecionar na opção “Solicitar Retificação” na linha do ano desejado Assim como mostra as imagens abaixo

 

PLUS: O que acontece se eu não enviar o relatório?

 

Caso o RAPP não seja entregue dentro do prazo, seu empreendimento passa a estar ambientalmente irregular. Isso mesmo, nada bom para sua empresa!

 

A não entrega desse relatório pode ter como consequência o impedimento da renovação da licença, a paralização das atividades da empresa, e consequentemente, a perda de dinheiro!

 

Por outro lado, ao ter os documentos ambientais em dia você sai na frente em relação a empresas que pouco se importam com estas questões e transmitem uma imagem de irresponsabilidade.

Está com problemas ou com dificuldade em encaminhar o seu RAPP? Entre em contato conosco que teremos o prazer de te ajudar!